Senta que lá vem história: Conheça Piratuba, SC
8 de janeiro de 2020Descubra porque sua próxima viagem deve ser para Piratuba
8 de outubro de 2020Santa Catarina é um estado que conta com muita história espalhada por suas cidades, e em Piratuba não é diferente. É um município calmo que tem diversos atrativos de lazer, permitindo, até mesmo, uma viagem no tempo. Aqui, vamos mostrar como funciona o passeio no Trem das Termas em Piratuba, que é repleto de história e pode enriquecer o seu roteiro de viagem e da sua família. Acompanhe o post!
Origem e história
O passeio de trem se inicia na Estação Ferroviária de Piratuba e contém um toque de nostalgia por ser realizado em uma locomotiva americana movida a vapor de 1913, que conta com até 6 vagões — dependendo da quantidade de reservas — e tem capacidade para acomodar até 250 pessoas.
É um passeio que resgata o costume antigo em realizar viagens interestaduais pela malha ferroviária e admirar as belas paisagens da região.
Como funciona o passeio
Os passageiros são recepcionados aos sábados a partir das 13 horas ao som de música regional ao vivo, diretamente na plataforma de embarque. O trem parte pontualmente às 13:30, assim que o sino toca, e a viagem começa com o apito da Maria Fumaça.
Assim, é um passeio de Maria Fumaça que realiza uma viagem no tempo, com acomodações confortáveis, e os seus vagões dispõem de banheiros e venda de comidas e bebidas ao longo do percurso. Conta com muita diversão ao longo do trajeto, que é animado por humoristas e cantores locais que passam de vagão em vagão.
Trajeto do passeio
O trajeto do Trem das Termas passa por Alto Maratá, Distrito de Uruguai, Volta Grande e a ponte do rio Uruguai, contando com belas paisagens que misturam regiões de mata fechada na costa do Rio do Peixe, algumas áreas abertas próximas a propriedades rurais da região.
Originalmente, o trecho fazia parte da “Ferrovia do Contestado” — primeira ligação ferroviária entre o Sul e Sudeste do Brasil — Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul (EFSPRG), que foi inaugurada em 1912.
Um dos pontos de destaque da viagem é a travessia do rio Uruguai, que conecta Santa Catarina e Rio Grande do Sul, através de uma centenária ponte metálica de 455 metros de extensão. A construção da ponte Belga foi realizada em 1913, está localizada junto à Foz do Rio do Peixe e é considerada uma das principais referências turísticas da região.
Duração do passeio
A viagem conta com um guia especializado que esclarece alguns pontos visitados ao longo do trajeto de 25 km e que apresenta uma duração média de 4 horas no total — 1h15 de ida, 1h30 de parada e 1h15 de retorno — que sai de Piratuba (SC) e vai até a cidade de Marcelino Ramos (RS), acompanhando a margem esquerda do Rio do Peixe. As reservas para o Trem das Termas em Piratuba devem ser realizadas com antecedência e a retirada do bilhete até às 11h do dia do passeio.
Pontos turísticos para visitar
Na chegada em Marcelino Ramos, é possível realizar alguns passeios na região durante o período de espera para o retorno à Piratuba. As opções mais visitadas são o Santuário de Nossa Senhora Salete e o Balneário de Águas Termais.
Caso não tenha interesse, é possível realizar uma caminhada pelo centro da cidade — localizado próximo da estação, com acesso por uma escadaria — ou a visita em uma feira de artesanato localizada na própria estação.
Conforme vimos neste post, o passeio no Trem das Termas em Piratuba é cheio de história e pontos turísticos para visitação. Assim, é indicado que você e sua família escolham uma boa hospedagem, como o Hotel Rouxinol, aproveitem tudo que ela tem a oferecer.
Se você ficou interessado em realizar esse passeio na sua próxima viagem para o Sul do Brasil, comente aqui neste post o que deseja conhecer ou entre em contato através do WhatsApp do Trem das Termas: https://wa.me/message/CP3JWOOGVJ35P1
Venha viver uma experiência inesquecível no Hotel mais próximo das Águas Termais de Piratuba-SC.
Clique aqui e veja nossas acomodações!