Conheça Piratuba
O paraíso das águas termais de Santa Catarina.
Situada às margens do Rio do Peixe, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, Piratuba é o principal polo turístico do Oeste Catarinense.
São apenas cinco mil habitantes nesta cidade pequena, segura e aconchegante.
Um dos principais atrativos da cidade é o parque Termas de Piratuba, com piscinas de águas quentinhas, duchas, banhos de argila e massagens – um programão para quem viaja com a família.
Piratuba recebe turistas de todas as idades, atraídos pelas águas termais, pela tranquilidade do local, segurança e qualidade de serviços, pois conta com uma rede hoteleira qualificada, com mais de 2 mil leitos, além de excelente gastronomia.
A história de Piratuba iniciou em 1910, quando a Estrada de Ferro, São Paulo – Rio Grande do Sul foi construída. A empresa Brasil Railway, responsável pela obra, instalou um acampamento para seus operários nas margens do Rio do Peixe.
O núcleo se chamava, Vila do Rio do Peixe. Em 18 de fevereiro de 1949, surgiu o município, que naquela data foi emancipado.
O turismo, que hoje é a base econômica do município, iniciou sua história em Piratuba em 1964. A
PETROBRAS, que estava em busca de petróleo, perfurou um poço com 2.271,30 metros de profundidade. Ao invés do “ouro preto”, a empresa acabou descobrindo um lençol de águas sulfurosas de 38,6°, a 674 metros.
Em 1975 a Companhia Hidromineral foi constituída. Com a instalação do Parque Termal, Piratuba entrou na rota dos principais destinos turísticos do Sul do Brasil.
Hoje, o município é consolidado no turismo e recebe mais de 450 mil turistas por ano.
Como chegar em Piratuba
Como chegar de carro:
Para quem vem do Rio Grande do Sul, há duas alternativas: Através da barragem da Hidrelétrica de Machadinho (pela RS-135 e SC-150), ou por Erechim através da RS-153 e SC-390.
Pelo lado catarinense, os acessos são por Joaçaba (pela SC-390), por Concórdia (pela BR 150), e por Campos Novos-Capinzal (pela BR-470, BR-283 e SC-150). De Florianópolis, são 450 km.
Como chegar de avião:
O aeroporto comercial mais próximo é o de Chapecó, localizado a 130 km de distância, que recebe voos diários de Florianópolis, São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Campinas.
O que fazer em Piratuba
Parque das Águas Termais
A Companhia Hidromineral de Piratuba, dispõe de uma ótima estrutura com uma grande variedade de piscinas com águas termais em tamanhos e profundidades variadas, piscinas abertas, cobertas e chuveirinhos ao ar livre, rampas de deslizamento e toboágua.
O parque é dividido em duas partes e conta com toda estrutura, com restaurantes, banheiros, vestiários, tudo bem organizado.
Estação Ferroviária de Piratuba
Na estação se encontra um pequeno museu com peças que eram utilizadas na época e duas locomotivas a vapor (Maria Fumaça) e seus vagões.
Mesmo fora de dias de passeio, que acontecem aos sábados, vale a pena conhecer.
Casa Colonial de Piratuba
A Casa Colonial é uma bela construção típica alemã onde se encontra o letreiro da cidade, local onde o turista encontra os produtos rurais vindos do interior do município, como bolachas, bolos, frutas, bebidas e artesanato.
Passeio de Maria Fumaça
O Trem das Termas é um passeio de Maria Fumaça (com locomotiva movida a vapor), entre Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS), uma viagem de volta ao tempo pelo vale do Rio do Peixe.
O ponto alto do passeio é a travessia do rio Uruguai, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, através da centenária ponte metálica de 455 metros de extensão, importada da Bélgica.
Este percurso ferroviário tem 25 km, sempre acompanhando a margem esquerda do Rio do Peixe, passando pelas localidades de Auto Maratá, Distrito de Uruguai, Volta Grande e a grande ponte do Rio Uruguai.
Usina Hidrelétrica Machadinho
Outro atrativo de Piratuba é a Usina Hidrelétrica de Machadinho. É a maior Usina de Santa Catarina com uma capacidade instalada de 1.140MW, e está a 18 km do município.
Um programa de visitas do Consórcio Machadinho, disponibiliza passeios diários até o empreendimento. O turista é transportado até a Usina e conhece os túneis de condução, comportas, linhas de transmissão de energia, túneis de desvio e transformadores. Tudo com acompanhamento de guias treinados.