5 melhores blogs de viagem para você se inspirar
28 de janeiro de 2020Manifestações da cultura alemã no Brasil: Saiba mais!
2 de fevereiro de 2020Toda viagem em família é a mesma história? Objetos perdidos, as crianças agitadas e o casal totalmente sem paciência! Tudo bem, não há motivo para se desesperar. Vamos mostrar que basta que você se planeje sua viagem para as coisas começarem a dar certo nos passeios em família.
É comum que as famílias queiram a comodidade e o conforto do lar para descansarem, mas quebrar a rotina e conhecer novos ares e lugares também é muito importante. Além disso, escolhendo o destino certo, com hospedagem que ofereça boa infraestrutura, as crianças de férias têm a chance de brincar bastante e os adultos podem relaxar por um momento da constante tarefa de ser pai e mãe.
Por isso, neste texto, vamos dar 6 dicas de como planejar bem a sua viagem e aproveitar ao máximo o momento sem precisar se preocupar o tempo todo. Boa leitura!
Por onde começar a organizar a viagem?
Planeje sua viagem considerando alguns detalhes: qual tipo de passeio gosta de fazer? Praia, cachoeira, montanhas, clima frio… Tem gente que detesta praia, enquanto outros não gostam da água gelada da cachoeira, por exemplo.
Portanto, comece eliminando os destinos que não são prioridades. Depois, você pode elencar aqueles lugares que sempre sonhou em conhecer. Faça uma lista com os cinco primeiros colocados e verifique quais são os mais viáveis dentro das suas possibilidades de tempo e orçamento. Restando um ou dois, já fica mais fácil tomar a decisão, não é mesmo?
Confira, agora, as 6 dicas que vão ajudar bastante na hora de planejar a sua viagem.
1. Escolha o destino perfeito
Já pensou que você pode estar precisando de uma longa sessão de banho nas águas termais de Santa Catarina? Você vai se livrar de todo o estresse, recarregar as energias e voltar de lá com o ânimo renovado. Conhecer novas pessoas e outras culturas é um refresco para a alma!
A influência da cultura alemã pode ser observada em toda a cidade de Piratuba na serra catarinense, por exemplo. A arquitetura, os pratos típicos e até as festas locais são influenciadas pelas tradições trazidas pelos imigrantes europeus.
Porém, se você pretende viajar para refletir, admirar a arquitetura colonial, o barroco e o esplendor do ouro do Império, Ouro Preto, em Minas Gerais, é um destino formidável. Suas ladeiras e vielas são incrivelmente bonitas e a cidade mais parece um museu a céu aberto.
Tudo depende do que pretende fazer: é uma viagem solo? Só das meninas ou só dos rapazes? Apenas em família ou com convidados? O importante é que o destino desperte o seu interesse!
2. Organize bem as finanças
Anote tudo o que ganha e o que gasta para saber exatamente o quanto vai conseguir juntar para poder viajar. Encare viajar como um investimento, mas tenha os pés no chão, não estoure o limite do cartão para comprar as passagens da família sem planejamento prévio.
Visite lugares próximos a você que não sejam tão caros e depois, quando conseguir juntar dinheiro, comece a se aventurar para terras mais distantes. Essa questão de organizar as finanças é muito séria, imagina você sem dinheiro em outro estado do Brasil, ou pior ainda, em algum outro país. Um caos, não é mesmo?
Tenha sempre algum valor em espécie e uma reserva na conta bancária. Você também pode utilizar aqueles cartões de crédito pré-pagos, são bem práticos e excelentes para levar em viagens. Funcionam bem e são credenciados pelas principais bandeiras.
Todo tipo de pagamento que puder realizar antes de embarcar para a viagem, procure fazê-lo. Seja para reservar o hotel ou o carro, comprar pacotes turísticos ou entradas para shows e eventos, evite surpresas!
3. Use a tecnologia a seu favor
A segurança deve vir em primeiro lugar, concorda? Fique sempre com o celular ligado para consultar o GPS, mas também para compartilhar sua localização e para pedir ajuda em alguma situação extrema. Claro, ninguém espera ter que usar o telefone para solicitar auxílio, mas é sempre bom se prevenir, não é verdade?
A tecnologia também pode ajudar na hora de comprar as passagens, comparar preço de hospedagem e até para ficar sabendo dos melhores acontecimentos do lugar para onde pretende ir.
4. Saiba o que levar
Você deve portar seu documento de identificação a todo momento enquanto estiver viajando. Serve CNH, RG e até a Carteira de Trabalho para viajar pelo Brasil, mas se o destino é internacional, providencie seu passaporte e visto o mais rápido possível.
A maioria dos países da América Latina não exige passaporte para a circulação de brasileiros, mas é muito importante portar este documento em viagem internacionais, pois ele é mais facilmente reconhecido por agentes da lei, funcionários das linhas aéreas e recepcionistas dos hotéis.
O visto é exigido pela maioria dos países da América do Norte, Europa e Oceania, então, se pretende embarcar pra lá, planeje sua viagem sabendo dessa exigência. Lembre-se de que o porta- dólar deve ficar sempre bem junto ao corpo.
Você também deve prestar atenção às roupas que pretende levar em sua bagagem. Se a ideia é curtir uma praia, nada de ocupar espaço na mala com casacos, calças jeans e afins. Basta apenas um jeans para sair à noite e, no máximo, um suéter, por exemplo.
5. Prepare o seu roteiro de viagem
O que vai fazer quando chegar ao seu destino? Planeje sua viagem com antecedência, inclusive seu roteiro, para poder ir aos lugares mais legais:
- pontos turísticos;
- praças públicas;
- parques ecológicos;
- monumentos;
- festivais de música/cultura/gastronomia;
- shows e eventos.
É claro que, na maioria das vezes, não vai dar para fazer tudo o que gostaria, mas se você programar bem, pode otimizar o seu tempo e ver o que considera mais importante ou mais interessante.
6. Reserve a hospedagem
Evite passar sufoco para conseguir hospedagem. Deixe sua reserva garantida e faça o check-in rapidamente para poder aproveitar a estrutura do hotel, descansar e se arrumar para curtir bastante.
Utilize mais de um buscador e comparador de preços de diárias e confira os preços diretamente no site do hotel. Uma outra boa ideia é ligar no setor de reservas e verificar a possibilidade de negociar o valor total.
Viajar é o objetivo de vida de muitas pessoas e dá para entender o motivo. É como um investimento, você viaja e parece que volta outra pessoa, com a cabeça cheia de ideias, novas experiências e expectativas.
Por isso, planeje sua viagem com tranquilidade e faça muita pesquisa para saber tudo a respeito do lugar para onde está indo e, também, para garantir que está pagando um preço justo pelos produtos e serviços oferecidos.
Se quiser organizar ainda mais a sua próxima viagem, baixe gratuitamente o nosso guia prático de como organizar as malas para viagem!
[rock-convert-cta id=”3662″]
Venha viver uma experiência inesquecível no Hotel mais próximo das Águas Termais de Piratuba-SC.
Clique aqui e veja nossas acomodações!