
Como fazer um planejamento de férias que dá certo?
16 de janeiro de 2018
Saiba mais curiosidades sobre as águas termais de Piratuba
1 de fevereiro de 2018Santa Catarina tem um paraíso de águas termais chamado Piratuba. Explorado desde 1910, esse polo turístico, localizado a aproximadamente 428 quilômetros de Florianópolis e, de acordo com o IBGE, em 2018, com população estimada em 4.786 pessoas, atrai visitantes de todo o país.
A cidade conta com opções de lazer para toda a família, boa gastronomia e muita natureza. Por isso, vale a pena organizar um cronograma detalhando o que fazer em Piratuba para aproveitar ao máximo a viagem.
O sucesso das férias em família começa com um planejamento bem-feito. Assim, é possível organizar passeios e aventuras para que adultos e crianças descansem e se divirtam.
Confira, a seguir, 15 dicas de passeios a serem incluídos na lista de o que fazer em Piratuba.
1. Usina Hidrelétrica Machadinho
Localizada na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o espaço conta com belas paisagens que incluem uma queda d’água de mais de 90 metros.
Ao participar da visita guiada, é possível conhecer comportas, túneis de condução e desvio, transformadores e linhas de transmissão de energia. Assim, além de divertido, o passeio é uma ótima forma de ensinar para as crianças como a energia é produzida.
2. Parque dos Três Pinheiros
A entrada é gratuita, e a diversão, garantida. O passeio é uma grande aventura para as crianças, que podem cavalgar em pôneis e conhecer mais de 120 animais exóticos. Outra atração imperdível é o Minimundo, um espaço com miniaturas de engenhos e moinhos que funcionam de verdade.
3. Casa da Memória
A casa foi construída na década de 1940 por uma das primeiras famílias que ajudaram na colonização de Piratuba. O espaço reúne fotografias, materiais e informações que contam a história da cidade.
A entrada é livre e não é necessário agendar um horário. As portas ficam abertas de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde.
4. Rota do Engenho
Que tal passar duas horas em um ônibus personalizado e com direito a um guia? A Rota do Engenho é uma opção de diversão e aprendizado para toda a família! O trajeto conta com degustação de cachaças, produtos artesanais, geleias e licores.
Além disso, adultos e crianças podem divertir-se em brinquedos, como carrossel e cama elástica, ou aventurar-se fazendo tirolesa. O trajeto dura uma média de 2 horas e passa por diversos pontos turísticos da cidade, como o Parque Três Pinheiros.
5. Maria-fumaça
Mais um para a lista sobre o que fazer em Piratuba: o Trem das Termas. Também conhecido como maria-fumaça, é uma atração turística e histórica para pessoas de todas as idades. O passeio vai até Marcelino Ramos, Rio Grande do Sul.
Entre as paisagens avistadas pela janela, é possível observar casas coloniais e montanhas. Vale destacar que a concorrência é grande, então é melhor fazer a reserva com antecedência.
6. Águas Termais
Um dos destaques de Piratuba, não importa se inverno ou verão, é o Parque das Águas Termais. Com 100 milm² de área e várias piscinas com águas a uma temperatura média de 38 °C, o parque traz inúmeros benefícios para a saúde, como sensação de rejuvenescimento, melhora da circulação, alívio de dores e emagrecimento.
O Parque de Águas Termais tem uma excelente estrutura e, por isso, é ideal para aproveitar com a família. O local oferece um complexo próprio para crianças, com piscinas rasas e toboáguas.
Também conta com camping, motor-home, trilhas leves, churrasqueiras e lanchonetes. Além disso, o parque ainda se preocupa com a saúde dos banhistas, pois oferece para cada visitante uma consulta antes de entrar nas piscinas, com validade de 30 dias.
7. Rota da Amizade
Localizada na região central de Santa Catarina, no Vale do Contestado, envolve os municípios de Treze Tílias, Fraiburgo, Videira, Piratuba e Joaçaba, sendo que cada cidade tem um atrativo especial para os visitantes.
Piratuba tem as famosas águas termais, Treze Tílias é chamada de Tirol Brasileiro e tem forte influência colonial, Fraiburgo é conhecida como a Terra das Maçãs, e Joaçaba tem um dos melhores carnavais do Sul.
8. Casa Colonial
A Casa Colonial é um local onde você pode encontrar produtos que saem direto da propriedade rural para o consumidor; ou seja, vêm de pequenas agroindústrias dos municípios com alimentos de qualidade e autorizados pela Vigilância Sanitária.
Produtos como bolos, frutas, bolachas, legumes, bebidas e vários tipos de artesanato também podem ser encontrados no local.
9. Centro de eventos Piratuba
Inaugurado em 2008, o Centro de Eventos conta com aproximadamente 4 mil metros quadrados de área construída, em uma estrutura que permite a realização de eventos de grande, médio e pequeno porte.
O espaço é referência para a realização de eventos na cidade e contribui para o desenvolvimento turístico de Piratuba, com reuniões nacionais, regionais e estaduais já realizadas.
Para a recepção, a cidade de Piratuba conta com uma ótima estrutura de comércio, hotéis e atrativos turísticos que movimentam a economia local e promovem o turismo na região.
10. City tour de Jardineira
Outra opção turística é fazer o city tour de Jardineira, que leva os visitantes para conhecer os principais pontos turísticos da cidade com guias que vão explicando sobre cada local, como: Igreja Católica, Casa da Memória, Casa Colonial, Chafariz da Avenida e Estação Ferroviária.
Outros locais incluídos no passeio são a cidade de Ipira, Cascara da Usina, Casa da Bolacha, Cervejaria Berg Bier, a Ervateira Nosswitz, Casa do Artesanato, Estátua Frei Rogério Teófilo, a cidade de Machadinho etc.
11. Rapel e escalada
Todo aventureiro e turista procura no lugar pretendido para passar seus momentos de lazer, uma brecha para praticar esses esportes de maravilhoso contato com a natureza.
Claro que uma cidade localizada em uma região de paisagem exuberante como a de Piratuba não deixaria os adeptos à prática na mão. A região dotada de picos altos e quedas d’água proporcionará aos amantes do esporte estrutura para praticá-los. É possível encontrar várias paisagens nos caminhos da Maria Fumaça, do Parque da Cascata do Ipira e da Rota do Engenho, por exemplo, a serem explorados.
12. Praça do Ferroviário
Um dos belíssimos cartões-postais de Piratuba, a Praça do Ferroviária, é local de decorações em datas especiais da cidade e de eventos voltados para a diversão e bem-estar dos moradores e dos visitantes.
É cercada de área verde e com uma magnífica estrutura de descanso e admiração dessa simpática cidade. Recentemente, conta ainda com brinquedos fixos, multicoloridos, para garantir a diversão da criançada.
13. Parque da Cascata em Ipira
Nos limites dos municípios da cidade vizinha, encontra-se o Parque da Cascata do Ipira, onde se pode explorar o que de melhor tem a natureza, tais como paredões rochosos, quedas d’água, trilhas, grutas, cavernas etc.
É um ótimo lugar para conhecer de perto a fauna e flora intocadas da região, além da prática de esportes e atividades de lazer.
14. Rota do chopp
Da lista sobre o que fazer em Piratuba e na região, é possível também personalizar a sua rota com a cerveja servida e produzida na região. Com marcas de fabricação local, a bebida mais popular do Brasil está presente com representações magníficas no trajeto. No próprio Parque da Cascata e na maioria das rotas aqui citadas, é possível desfrutar das choperias. Um cidade com fortes influências germânicas, incluindo o Baile Kerb, não poderia deixar a tradição de lado.
15. Culinária local
Um detalhe que só pela descrição dá água na boca: a gastronomia de Piratuba sofre influências das culinárias italiana, alemã e cabocla. É possível degustar essa mistura em pratos que representam, respectivamente, as influências estrangeiras, como:
- Alemanha — Eisbein (joelho de porco), Kassler (chuleta de porco), embutidos de salsichões, linguiças e salsichas diversas;
- Itália — além das tradicionais pizzas e espaguetes, polentas, risotos etc;
- Culinária cabocla — uma maravilhosa mistura de condimentos resumida em revirado de feijão com bacon, canjica, bolo de fubá, doce de abóbora, entreverado de pinhão, dentre várias receitas.
Festivais gastronômicos
Uma região rica em eventos e visitas responde com muita facilidade o questionamento sobre o que fazer em Piratuba. Na região, é possível degustar todas essas iguarias nos festivais de inverno, que acontecem a partir de junho. Além disso, o Festival do Agricultor, entre junho e agosto, recebe os visitantes com pratos típicos, oferecendo também o tradicional churrasco do Sul do país.
Bebidas tradicionais
Das bebidas preferidas do Brasil, com fabricação própria na região, Piratuba conta com ótimos exemplares das tracionais cachaças e cervejas. Carregando as características climáticas do Sul, a produção de vinho e espumantes é ferrenha de altíssima qualidade.
Para os aficionados com a bebida feita a partir da erva-mate — e para os que ainda se apaixonarão por essa bebida reconfortante —, o tradicional chimarrão é um convite de boas-vindas facilmente encontrado nos estabelecimentos da cidade
Agora que você já conhece 10 dicas para aproveitar a cidade de Piratuba, pode começar a planejar a viagem com a família para curtir cada cantinho da região das águas termais. Lembre-se de que, para curtir as férias com maior segurança, é importante ter alguns cuidados com os pequenos. Leve sempre lanches leves, brinquedos, protetor solar, água, óculos de natação e boia.
Se você quer organizar-se para curtir um tempo com a família para aproveitar a lista completa sobre o que fazer em Piratuba, procure um hotel mais bem-localizado, que permitirá a você e sua família desfrutar do que há de melhor na cidade.
[rock-convert-cta id=”3640″]

Venha viver uma experiência inesquecível no Hotel mais próximo das Águas Termais de Piratuba-SC.
Clique aqui e veja nossas acomodações!