Planeje sua viagem com essas 6 dicas incríveis
28 de janeiro de 2020Saiba como calcular gasto de viagem e planeje-se melhor
13 de março de 2020O Estado de Santa Catarina, juntamente com os outros estados do sul do Brasil, foi destino de muitos imigrantes europeus. A colonização teve início com os portugueses, ainda na época do Império. A partir de 1828, começaram a chegar os primeiros colonos alemães. O fluxo de imigração seguiu até 1960.
Esse grupo de imigrantes veio a convite do Império Português, sob o interesse de ocupar e colonizar a província. Era composto basicamente por trabalhadores braçais, como ferreiros, artesãos, agricultores e ex-soldados.
De origem muito simples e humilde, passaram por muitas dificuldades ao mudar para outro continente, de língua e cultura completamente diferentes. Foram tempos difíceis até se estabelecerem e enraizarem a cultura alemã no Brasil.
A primeira colônia de imigrantes alemães no estado foi São Pedro de Alcântara, mas logo se espalharam, fundando novas colônias que se tornaram cidades como Blumenau, Brusque, Joinville e Pomerode. O clima agradável e, em alguns aspectos, parecido com o europeu, ajudou a consolidar a ocupação baseada na agricultura. A atividade, inicialmente para sustento próprio, logo se tornou fonte de renda, estimulando o comércio entre outras cidades.
Todas as dificuldades fizeram com que as comunidades criassem um forte grau de coesão social, investindo em educação e preservando a cultura. Isso resultou em bom desenvolvimento socioeconômico, que se reflete ainda hoje na qualidade de vida da região.
A língua, arquitetura e gastronomia alemãs estão presentes em todo o estado de Santa Catarina. Conheça um pouquinho, a seguir!
Arquitetura
Uma breve passagem pelo estado é capaz de nos remeter a algumas regiões da Europa. E a cultura alemã no Brasil está fortemente representada na arquitetura típica. O estilo enxaimel, caracterizado pelos telhados inclinados e detalhes em madeira, é facilmente reconhecido em várias cidades. Entre elas, Pomerode e Blumenau, se destacam.
Vale a pena passear pelas ruas e apreciar a beleza e precisão dessas construções coloridas, que nos remetem a histórias de contos de fadas!
Gastronomia
Rica e saborosa, a gastronomia alemã se juntou aos sabores e temperos brasileiros, resultando em delícias que você vai encontrar em Santa Catarina, as quais merecem sua atenção, com certeza!
Se você gosta de pratos salgados, fartos e saborosos vai se esbaldar com as salsichas, eisbein (joelho de porco), marreco recheado e muito mais. Mas se sua preferência são os doces, você também não vai se decepcionar!
Prove as chimias (geleias caseiras feitas com frutas), biscoitos confeitados, apfelstrudel (torta de maçã) e a famosa cuca, que é um pão meio bolo, recheado com frutas (uvas, morango, mirtilo, banana) ou geleias e coberto por uma deliciosa farofa amanteigada!
Música e Cultura
Uma ótima oportunidade de conhecer e vivenciar a cultura alemã no Brasil, são as festas que acontecem em várias cidades ao longo do ano. Repletas de muita música, alegria, delícias da culinária típica e cerveja, é claro! Conheça os melhores festivais da região.
Oktoberfest
Sem dúvida o mais conhecido festival alemão no Brasil e inspirado na festa homônima de Munique, acontece no mês de outubro. O mais famoso é o da cidade catarinense de Blumenau.
Celebrado pelo chope e pela cerveja, nem só de embriaguez vive o folião que visita o festival. Música, cultura e gastronomia são pontos altos do passeio. Das tradicionais bandinhas de música alemã a baladas com DJ, a diversão está garantida de dia e de noite!
Para aguentar a maratona de cervejas é melhor forrar o estômago, e a diversidade de delícias culinárias deixa a tarefa bem mais fácil.
Sommerfest
Esse festival é a versão de verão do Oktoberfest. Também acontece em Blumenau, em janeiro.
Além da bebida e comida, conta com apresentações de grupos de Schuplatters, dança típica alemã da região da Baviera e Tirol, na qual os dançarinos, vestidos de roupas características, dançam batendo nas pernas, braços e sapatos.
Mais do que só músicas típicas, alguns DJ’s apresentam músicas germânicas atuais, o que torna a expressão da cultura alemã em Santa Catarina mais contemporânea.
Fenarreco
Criada em 1985 na cidade de Brusque, com o objetivo de ser uma festa para divulgar um dos pratos mais típicos da cultura alemã em Santa Catarina: o marreco com repolho roxo!
Inicialmente, a festa era para ser uma opção gastronômica para quem ia para o Oktoberfest e passava por ali, e por isso, também acontece em outubro. Mas com tanto sucesso e procura, acabou virando um grande festival com música, desfiles e claro, cerveja!
Kerb
Kerb é uma festa tradicional da cultura alemã no Brasil e começou com os primeiros colonizadores. O objetivo era integrar as comunidades que se estabeleceram aqui e preservar os costumes, a religião e as tradições.
A cidade de Piratuba, encantadora estância termal, promove o festival desde 1924, no mês de janeiro. O baile Kerb, como é chamado pelos locais, reúne muita música, concursos, desfiles de carros alegóricos, competições esportivas, gastronomia e, não podia faltar, cerveja da melhor qualidade!
Além das festividades, o baile Kerb também mantém a união por meio da manifestação religiosa com a celebração do culto na Igreja Evangélica de Confissão Luterana.
Caipiratuba
Essa festa também acontece na cidade de Piratuba e comemora o Dia de São João, no mês de junho. Traduz perfeitamente a mistura entre a cultura alemã no Brasil e as tradições de outras regiões. Envolve muita dança, comidas típicas e artesanato.
O clima de inverno é propício para as fogueiras e bebidas quentes características desse tipo de celebração.
Natal e Ano Novo
As festas de final de ano em Santa Catarina são encantadoras. A maioria das cidades tem programações musicais, decorações natalinas e shows de fogos de artifício!
É a época perfeita para experimentar os tradicionais e deliciosos plättchens ou biscoitos decorados, que são uma marca da expressão cultural alemã no estado. Como você viu, Santa Catarina tem uma variedade de opções para quem quer descobrir mais e se encantar por essa cultura marcante.
Agora que você sabe um pouco mais sobre onde floresceu grande parte da cultura alemã no Brasil, que tal ir planejando visitar esses lugares encantadores? Comece escolhendo sua hospedagem em um local privilegiado: o Hotel Rouxinol, em Piratuba. Lá, é garantia de conforto e diversão o ano todo, e estamos preparados para tornar sua experiência inesquecível. Entre em contato conosco e descubra um lugar encantador!
Venha viver uma experiência inesquecível no Hotel mais próximo das Águas Termais de Piratuba-SC.
Clique aqui e veja nossas acomodações!