Descubra as principais vantagens de escolher um hotel com lazer!
26 de novembro de 20184 cidades com águas termais em Santa Catarina
3 de dezembro de 2018Santa Catarina é um estado cheio de história, tradições e belíssimas paisagens. Conhecer esse estado é um dos destinos obrigatórios na lista de turismo de qualquer viajante. Mas, além de toda essa riqueza cultural, a culinária de Santa Catarina é especialmente brilhante e merece ser conhecida e apreciada.
Ficou curioso para saber o que compõe essa deliciosa mesa sulista? Continue lendo que você vai ficar com água na boca.
A culinária de Santa Catarina
A cozinha catarinense é recheada de miscigenações e diversificada em sabores. Em função de sua colonização europeia, o estado tem fortes influências italiana, alemã portuguesa, polonesa e açoriana. Toda essa mistura se reflete nos pratos típicos da região, que podem variar bastante dependendo do local. Receitas estrangeiras se misturaram e se transformaram em novos pratos, enquanto outras permaneceram tradicionais.
Passear pela gastronomia de Santa Catarina é apreciar suas peculiaridades e absorver um pouco da história e dos costumes do Sul. Sem dúvida, é uma experiência inesquecível e que você precisa conhecer. Então, veja os pratos típicos que você não pode deixar de provar quando estiver nesse estado.
5 pratos para comer em Santa Catarina
1. Polenta no fio
A polenta é uma refeição trazida pelos italianos e que ficou bastante popular no sul do país em função dos colonos vindos de lá e se instalaram no estado. Acredita-se que por necessitarem de uma comida mais consistente, após o trabalho nas lavouras.
Diferente da maioria dos demais locais do Brasil, no sul a polenta é mais firme, cozida por mais tempo. Inclusive, ganhou esse nome pois dizem que ela pode ser cortada com um fio de algodão.
2. Pirão de farinha de mandioca
A cultura cabocla deixou as primeiras contribuições tanto de ingredientes quanto de técnicas para a culinária catarinense, um deles foi o costume de comer mandioca. O delicioso pirão de farinha de mandioca é um tradicional acompanhamento de pratos com frutos do mar no estado, que é o encontro dessa herança indígena com a açoriana.
3. Tainha
A tainha é um peixe de água salgada e é considerado um dos símbolos catarinenses, visto que é produto local e popular. Você vai encontrá-lo preparado de várias formas, aproveite para experimentar todos:
- frito;
- assado na churrasqueira;
- recheado de ovas.
4. Joelho de porco (Eisbein)
A produção de porco é forte nessa região do país, por isso, essa iguaria de origem alemã ganhou força no estado. O joelho de porco é um prato em que essa parte da perna dianteira do animal é servido como o ingrediente principal, assado por horas, e acompanhado de especiarias. É tradicionalmente apresentado com chucrute. Por sua popularidade, essa refeição é facilmente encontrada nos restaurantes locais.
5. Churrasco e chimarrão
Em virtude da proximidade com o Rio Grande do Sul, a culinária catarinense também recebeu forte influência gaúcha. Portanto é comum encontrar ótimas churrascarias espalhadas pelo estado. Além disso, uma das bebidas preferidas do povo da região é o chimarrão, também herança dos vizinhos: uma bebida forte, feita com erva mate e excelente para espantar o frio.
Viajar pelo Brasil e não conhecer os atrativos da região sul é quase um pecado. A região é esplendorosa pelas suas paisagens e pela manutenção de sua cultura e influências europeias, que são refletidas também nos seus pratos típicos. Saborear a culinária de Santa Catarina é passear pelos sabores e misturas étnicas e querer mais. Não deixe de experimentar os pratos sugeridos e conheça outros quando estiver por lá. Não vai se arrepender.
Gostou deste post? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecer as imperdíveis maravilhas de Santa Catarina.
[rock-convert-cta id=”3431″]
Venha viver uma experiência inesquecível no Hotel mais próximo das Águas Termais de Piratuba-SC.
Clique aqui e veja nossas acomodações!