7 pontos turísticos em Chapecó para você conhecer e se encantar!
14 de maio de 2019O que analisar ao procurar um hotel? Confira 5 fatores essenciais!
7 de agosto de 2019Localizada em Santa Catarina, a 550 km de Florianópolis e próxima da divisa com o Rio Grande do Sul, a cidade de Chapecó é considerada o principal centro de desenvolvimento cultural, político e econômico do oeste do Estado, e é conhecida como a capital brasileira da agroindústria.
De fácil acesso, conta com aeroporto e uma apropriada rodoviária com linhas para todas as principais cidades brasileiras. Assim, se você pretende tirar férias e fazer uma viagem em família, Chapecó é um ótimo destino para incluir nos seus planos.
A seguir, vamos contar algumas curiosidades sobre a região para que você se encante ainda mais por ela. Confira!
1. Localização estratégica
Chapecó é um ponto estratégico para negócios além das fronteiras, no sul do Brasil. Isso porque ela está localizada entre muitas rodovias federais e estaduais. Ademais, é próxima a diversos países do Mercosul, como a Argentina, que fica a menos 160 km de distância.
2. Mais de 100 anos de história
Fundada em 1917 por Ernesto Francisco Bertaso, o nome da cidade (de origem Kaingang) tem várias possibilidades de entendimento: “chapadão alto”, “chapéu feito de cipó” e “põe no chapéu”.
A colonização iniciou com imigrantes alemães, italianos e os tropeiros paulistas, que utilizavam a região como trajeto para o comércio de gado. Com o aumento das atividades pecuárias, surgiu a possibilidade de abrir uma estrada que ficou conhecida como “Caminho das Missões”.
A grande circulação de tropeiros que passou a existir foi responsável pelo aparecimento dos primeiros centros de povoação e, com isso, Chapecó começou a surgir.
3. Natureza e turismo bem preservados
Chapecó oferece uma das melhores infraestruturas turísticas da região. Está perto de estâncias termais, tem muitas paisagens naturais no vale do Rio Uruguai e sítios arqueológicos que mostram os enigmas das civilizações indígenas.
Vale a pena conhecer também a Cachoeira Alto Capinzal, a Floresta Nacional de Chapecó e, ainda, a cascata e a gruta da Sede Trentin.
Além das belezas naturais, a cidade mantém em diversos locais as tradições gaúchas. Um exemplo é o ponto de referência da cidade e cartão-postal: monumento “O Desbravador” — uma escultura que representa o gaúcho segurando um machado e um louro simbolizando o trabalho e a vitória.
4. Cidade de Chapecó é marcada por festas e eventos
Chapecó se destaca também pelas festas, feiras e exposições, que promovem a cultura e o turismo na região, atraindo visitantes de todo o Brasil e até do mundo. Alguns eventos típicos e populares são: Festa da Colonização Italiana, Würstfest (festa da salsicha), EFAPI (Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó), Rodeio Crioulo e Artístico Interestadual, e Mercoagro (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne).
Depois de conferir as novidades é impossível não se animar para visitar a cidade de Chapecó. Contudo, não se esqueça de fazer um bom planejamento para que a viagem seja a melhor possível!
E, para aproveitar ao máximo o seu passeio, é preciso escolher bem o local para se hospedar. Então, não deixe de ler também o nosso artigo com dicas para avaliar a localização do hotel.
Venha viver uma experiência inesquecível no Hotel mais próximo das Águas Termais de Piratuba-SC.
Clique aqui e veja nossas acomodações!