Vai viajar e não sabe como escolher um hotel? Veja 5 dicas
5 de março de 2018O que levar para uma viagem em família? Descubra aqui!
13 de março de 2018Viajar é um grande prazer para muitas pessoas. Um descanso da rotina, das preocupações do trabalho e das responsabilidades constante. Geralmente, o que impede a realização desse sonho é a limitação financeira. Para driblar isso, basta saber como fazer um planejamento financeiro adequado.
Por onde começar? Quais os principais pontos a observar? É fácil entender a importância de economizar e saber gastar melhor. Mas, você sabe como pode mudar sua rotina financeira para poder viajar sempre que quiser? Leia este artigo até o final e descubra!
Como fazer um planejamento financeiro adequado para viajar mais
Faça um orçamento
Antes de mais nada, é preciso estabelecer uma meta clara: quanto você precisa economizar para a viagem dos seus sonhos? E quanto você precisa para viagens curtas? Afinal, além de sonhar grande e planejar uma viagem perfeita, também vale a pena aproveitar feriados e finais de semana prolongados para fugir da rotina.
Solte a imaginação e se permita fazer uma planejamento de férias com cada detalhe da viagem como se ela já estivesse programada. Pesquise o valor das passagens em épocas diferentes, anote o valor médio das hospedagens na região, confira o valor necessário para passeios, deslocamentos e alimentação.
Com essas informações anotadas, você pode visualizar melhor o orçamento necessário e saber como pode encaixar mais viagens no planejamento financeiro da família.
Escreva um diário
Essa dica é recomendada por dez entre dez economistas: anote todos os ganhos e despesas da família. Vale utilizar uma agenda, um caderno ou uma planilha, contanto que esse acompanhamento seja diário, ele funcionará.
Para completar a utilidade dessa dica, vale a pena anotar o custo de cada item e o local de compra. Assim, você pode comparar os preços ao longo dos meses e saber quais lojas e mercados são mais econômicos.
Dessa forma, é possível observar com clareza quais são os gastos fixos, quais os valores que podem ser economizados e quanto pode ser poupado.
Corte gastos supérfluos
Com base na dica anterior, observe quais são os gastos supérfluos que podem ser abandonados. Ao final de cada mês, calcule qual o gasto total do cafezinho diário, da sobremesa ou qualquer outra despesa que não seja fundamental.
Pequenos prazeres da rotina podem custar caro ao final de cada mês e podem ser substituídos por mais tempo ao lado da família e por mais viagens.
Coloque limites
Para completar a dica anterior, você pode também reduzir os gastos durante a viagem, colocando um limite para cada dia, ou um limite para cada tipo de despesa (passagem, hospedagem, alimentação). Assim, é possível aproveitar a aventura sem estourar o orçamento.
Utilize milhas
Cada gasto pode ser convertido em economia por meio dos programas de milhagens, e os benefícios vão além dos descontos em passagens aéreas. Muitas empresas de cartão de crédito oferecem programas de fidelidade que podem virar descontos em voos, hospedagens ou até mesmo serem convertidos em brindes, como eletrodomésticos.
Outra opção, ainda, é vender as milhas acumuladas e conseguir um dinheiro extra para viajar. Por isso, pagar despesas da rotina com cartão de crédito é também uma forma de economizar.
Agora que você já sabe como fazer um planejamento financeiro adequado e viajar mais, siga as nossas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como esse! Nós estamos presentes no Facebook, Instagram, Youtube e Google Plus.
Venha viver uma experiência inesquecível no Hotel mais próximo das Águas Termais de Piratuba-SC.
Clique aqui e veja nossas acomodações!