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11 de fevereiro de 2018Você já pensou como seria bom organizar o tempo no trabalho e ser mais produtivo? Prazos vencidos, baixa produtividade e carreiras estagnadas muitas vezes estão associados a rotinas desorganizadas e desperdício de tempo.
Sabemos que mudanças de hábito podem ser uma tarefa árdua. Por isso, fique tranquilo, pois você não precisa fazer isso sozinho. Preparamos um checklist que lhe acompanhará nessa jornada!
1. Planejar
O primeiro passo desse caminho é o planejamento. Reserve dez minutos no início do dia para listar suas tarefas e determinar o prazo de execução de cada uma delas. Depois de uma semana, avalie o impacto que esse método teve em sua rotina. Você pode estender esse procedimento ao planejamento da semana, do mês e de projetos específicos.
Nesse processo, você consegue identificar tarefas que podem ser delegadas e o que é mais urgente. Procure sempre manter o foco nos resultados e priorize o que é mais importante. Esse é o caminho mais rápido para consolidar sua carreira e fazer diferença dentro de uma empresa.
2. Definir metas
A partir do passo anterior, fica mais fácil você definir seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Você pode fazer uma divisão entre as metas que a empresa exige do seu cargo atual e os resultados que você precisa alcançar para que sua carreira siga o percurso desejado.
Além disso, você pode elaborar um cronograma detalhado com todas as metas fixadas. A seguir, listamos alguns itens que podem ser incluídos nessa tabela:
- descrição das metas;
- importância de cada uma delas;
- pessoas envolvidas nas tarefas;
- passos necessários para a execução;
- status de andamento;
- prazo de entrega.
3. Prever intervalos
Não é à toa que atletas de alto desempenho programam rigorosamente o período de descanso entre os treinos. Sem ele, o corpo não consegue se recuperar, a performance entra em decadência e as chances de progresso desaparecem.
Essa regra não se restringe apenas ao esporte e pode ser aplicada a todas as atividades. Uma mente exausta produz menos e as falhas começam a aparecer.
Programe intervalos curtos e regulares em sua agenda. Eles recarregam a energia, ajudam a manter o foco e podem trazer um aumento significativo em seu rendimento.
4. Restringir o uso do celular
A maioria das atividades não permite que você simplesmente desligue o celular durante o expediente, uma vez que as funções costumam estar interligadas. A comunicação interna e externa de uma empresa e seus funcionários é fundamental. Entretanto, ficar o tempo todo conectado drena a energia e a concentração de qualquer um.
Além das interações de trabalho, o celular é uma via de acesso imediato às distrações das redes sociais e mensagens pessoais. Programar períodos do dia para ler e responder e-mails e mensagens é uma estratégia inteligente. Dessa forma, você poderá, no restante do dia, restringir as interrupções apenas ao que é urgente. Seu foco agradecerá!
Organizar o tempo no trabalho traz um aumento significativo de produtividade, desempenho e resultados, mas não é apenas sua carreira que sai ganhando. Essa estratégia pode organizar sua mente, melhorar sua saúde e seu bem-estar, além de dar um upgrade em sua qualidade de vida fora da empresa!
Pronto para colocar essas dicas em prática? Então não perca mais tempo e compartilhe suas experiências nos comentários abaixo!
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